VAPOR DE OZÔNIO
A utilização do vapor de ozônio nos dias atuais tem sua origem nos banhos de vapor ou sauna desenvolvidos por nossos antepassados e são conhecidos nos mais variados pontos do planeta como um excelente método para a desintoxicação e limpeza do organismo.
Quando pretendemos atuar somente em alguma região especial do corpo, como o rosto, as costas, o peito e pés empregamos o vapor dirigido como um recurso importante nos tratamentos estéticos e terapêuticos.
O calor provocado pelo vapor tem ação vasodilatadora, emoliente, proporciona liberação de toxinas por causar sudorese e estimula a permeação de ativos dos cosméticos. Nem sempre ele precisa ser utilizado com o Ozônio, mas quando associado a este gás vai proporcionar ação bactericida e fungicida e ação oxidante. Este efeito oxidante vai aumentar o aporte de oxigênio para as células, oxigenando os tecidos.
Ao vapor de ozônio também é possível associar a aromaterapia, colocando óleos essenciais conforme a necessidade. O vapor tem um local próprio para colocar o óleo e não deve ser colocado diretamente na água.
USOS DO VAPOR DE OZÔNIO
Vapor na Limpeza de Pele
Na limpeza de pele se utiliza princípios do calor através do vapor com o objetivo de provocar emoliência e vasodilatação periférica, provocando hiperemia e dilatação dos óstios. O conjunto desses efeitos facilita a extração de pústulas, miliuns e principalmente comedões.
Como utilizar: Após higienizar e esfoliar adequadamente a pele, aplicar cosmético emoliente em creme ou loção ou associar os dois. Proteger os olhos com algodão embebido em água ou loção calmante. Direcionar o vapor para o rosto. Deixar entre 10 e 15 minutos. Observar a indicação de tempo do fabricante do cosmético.
Vapor na Limpeza de Pele Acnéica
Quando a pele for acnéica é possível aplicar o aparelho de vapor 2 vezes.
Após higienizar e esfoliar adequadamente a pele proteger os olhos com algodão embebido em água ou loção calmante e aplicar o vapor com o ozônio acionado sobre a pele limpa sem nenhum produto para ter ação bactericida e fungicida sobre a pele. Deixar agir por 5 a 8 minutos e continuar o procedimento aplicando o cosmético emoliente e colocando novamente o vapor conforme explicado acima na Limpeza de pele.
Hidratação facial
Modo 1: Após higienizar e esfoliar adequadamente a pele, proteger os olhos com algodão embebido em água ou loção calmante e aplicar o vapor com o ozônio acionado sobre a pele limpa sem nenhum produto com o objetivo de aumentar o aporte de oxigênio para as células, oxigenando os tecidos e também promover melhor permeação dos ativos dos cosméticos que serão colocados na sequência. Deixe agir por 10 minutos e continue a hidratação.
Modo 2: Após higienizar e esfoliar adequadamente a pele proteger os olhos com algodão embebido em água ou loção calmante aplique em todo o rosto um sérum ou fluido hidratante. Massageie até absorver. Sobre este produto coloque um creme hidratante cubra com gaze ou algodões embebidos em água e direcione o vapor para o rosto. O objetivo é estimular a permeação dos cosméticos. Deixe agir por 10 minutos e continue a hidratação.
Podologia – Spa dos pés
Aplicar o vapor. com o ozônio acionado. sobre os pés higienizados sem nenhum produto para ter ação bactericida e fungicida sobre a pele e unhas. Deixe por 10 minutos.
Tratamentos corporais
Modo 1: Aplicar o produto para o tratamento, podendo ser máscara de argila, sais detox e proteger com filme plástico (rolopack) e direcionar o vapor para a região. A fonte de calor neste caso tem ação de facilitar a permeação dos ativos. O tempo de aplicação deve seguir o tempo de ação dos cosméticos sobre a pele.
Modo 2: Aplicar sobre a pele higienizada com o ozônio acionado em toda parte anterior do corpo e na sequência fazer a esfoliação corporal com esfoliante físico (grânulos). Repetir na parte posterior do corpo. Dar continuidade no tratamento para celulite, gordura localizada, estrias, hidratação corporal, drenagem ou massagem.
Terapia Capilar
Direcionar o vapor com ozônio para o couro cabeludo devidamente higienizado para, através do calor, promover uma vasodilatação e estimular a circulação sanguínea e através do ozônio atuar na sua ação bactericida e fungicida.
Ainda na terapia capilar o vapor pode ser utilizado quando os produtos são aplicados nos fios ou couro cabeludo para aumentar a permeabilidade dos ativos.
Deixar o vapor por 10 a 15 minutos.
Atenção
• Preparar o vapor conforme indicação do fabricante
• Sempre ligar o vapor, aguardar ele liberar o Vapor com ou sem ozônio é só depois que ele estiver estabilizado direcionar para o rosto ou qualquer região que for trabalhar.
• Colocar o vapor a uma distância de 40 a 45 cm da região a ser tratada.
Contra – indicação
Peles sensíveis (rosáceas e telangiectasia).