Os óleos essenciais são extratos naturais que possuem muitos componentes bioquímicos com estruturas complexas responsáveis pelos odores aromáticos. Estas substâncias estão nas flores, folhas, cascas, raízes, frutos e sementes das plantas.
A aromaterapia é um conjunto de técnicas que utilizamos para aplicar os óleos essenciais com objetivo terapêutico.
SINERGIAS
Quando utilizamos mais de um óleo essencial para potencializar o efeito da terapia.
Ao preparar uma sinergia deve-se levar em conta:
CARREADORES
Os óleos essenciais não devem ser utilizados puros sobre a pele e sim diluídos em um carreador.
Exemplos de carreadores: cremes, sais, óleos, argilas, líquidos, géis e aromatizadores.
Vale registrar que os óleos vegetais são os melhores carreadores para os óleos essenciais. Alguns exemplos de óleos vegetais: Amêndoa Doce, Andiroba, Calêndula, Copaíba, Semente de Uva, Rosa Mosqueta, Gergelim, Germe de Trigo, Girassol, Argan, Jojoba.
TABELA DE DILUIÇÃO
A quantidade de óleo essencial é a soma de todos os óleos da sinergia
FORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
ÁGUA HIDRATADA: Água destilada e óleos essenciais conforme a tabela de diluição.
A água hidratada é ótima para ser utilizada em todo corpo, ambiente, travesseiro etc.
Sugestões:
APLICAÇÃO DIRETA: Os únicos óleos que podem ser usados diretamente sobre a pele de forma segura são: Lavanda (lavanda officinalis) e Tea tree (melaleuca alternifolia).
Sugestões:
AROMATIZADOR DE AMBIENTE: Adicionar 15 gotas do óleo essencial na água colocada em rechaud com vela e sem água em aromatizador elétrico.
Sugestões:
BANHOS DE ASSENTO: Numa bacia com água quente (2 litros), colocar óleo essencial (de 10 a 15 gotas). Indicado principalmente para problemas ginecológicos e urinários.
Sugestões:
BANHOS: Excelente para relaxamento no banho noturno e estimulante para o banho da manhã.
Em banheira: 10 a 30 gotas na banheira cheia de água, diluídas em um pouco de álcool ou óleo vegetal antes de serem colocadas na água.
Sem banheira: Pingar algumas gotas de óleo essencial no piso do banheiro, durante o banho, sob o chuveiro.
Sugestões:
BANHOS DE MÃOS (MANILÚVIO): Adicionar 10 gotas de óleo essencial em 1 litro de água morna. Excelente para dores localizadas ou em tratamento estéticos de hidratação das mãos.
Sugestões:
COLAR AROMÁTICO: Pingar gotas do óleo essencial no colar para uso diário.
Sugestões:
COMPRESSAS: Colocar 10 gotas em 1 litro de água bem quente. Coloque uma toalha de mão ou fralda nesta água, retire o excesso e aplique sobre a área afetada – Artrites, reumatismo, dores na articulações, dores de cabeça, ou dores musculares. Pode-se fazer compressas frias utilizando água gelada ou fria. Nas massagens estéticas e terapêuticas pode-se utilizar toalhas embebidas em água quente com óleos essenciais antes de realizar a massagem.
Sugestões:
CREMES FACIAIS: 1 colher de sopa do produto para 5 gotas do óleo essencial.
Sugestões:
DESODORANTE: 80 ml de água destilada, 20 ml de álcool de cereal, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo essencial.
Sugestão:
EMANAÇÃO DE TRAVESSEIRO: Perfumar o travesseiro com 2 a 3 gotas do óleo. Excelente para diminuir o ritmo do corpo e aliviar a insônia.
Sugestão:
ESCALDA PÉS (PEDILÚVIO): Coloque o pé numa bacia com água morna até cobrir os tornozelos e acrescente os óleos essenciais (de 10 a 15 gotas).
Sugestões:
GARGAREJO: Adicionar 1 gota em meio copo de água morna e fazer movimentos de bochecho ou gargarejo. Não engolir o líquido. Indicado para dores de garganta e mau hálito.
Sugestão: Óleos essenciais de Tea Tree e Limão
INALAÇÃO: Adicione 3 a 4 gotas num lenço ou numa vasilha com água aquecida e inale profundamente. Indicado para resfriados, dores de cabeça, enjoos de viagem ou simplesmente para aliviar cansaço de trabalho.
Sugestões:
ÓLEOS AROMÁTICOS: Misturados aos óleos vegetais são indicados nas massagens faciais e corporais, pós-banho e massagens localizadas. Adicionar quantidade de óleos essenciais conforme a tabela de diluição.
Sugestões:
SACHÊS OU POUT PORRIS: Rolhas, algodões, trouxinhas de tecido, giz, sagu são excelentes meios para deixar um cheiro agradável por toda casa.
Sugestão:
SAIS DE BANHO: O sal marinho associado aos óleos essenciais podem se usados nos banhos, pedilúvios e em esfoliações corporais
Sugestão:
SPRAY: Para ambiente, loções e perfumes. Utilizar 80% de água destilada e 20% de álcool de cereal e a quantidade de óleos essenciais conforme a tabela de diluição.
Sugestões:
XAMPU OU CONDICIONADOR: Pingar os óleos essenciais 50 gotas conforme a tabela de diluição.
Sugestões:
Queda – Óleos essenciais de Alecrim, Cedro, Salvia e Ylang Ylang
Conheça o curso de aromaterapia online clicando no link abaixo:
https://esteticaterapeutica.com.br/cursoaromaonline/
8 Comentários
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Olá. Muito obrigada por prestigiar meu blog. Tenho curso sobre aromaterapia online. Dê uma olhadinha no conteúdo: https://esteticaterapeutica.com.br/cursoaromaterapia/
Gostei do conteúdo 🙂 Queria saber mais, como faço?
Que bom que você gostou do conteúdo. Tenho um curso completo sobre aromaterapia. Saiba mais clicando neste link
Curso de Aromaterapia – On-line
Muito obrigada por compartilhar conhecimento. Uma amiga que se filiou ao DT empresa de óleos… Me disse que poderia ingerir óleo desintoxicante na água e beber o dia todo. Fiquei intrigada por que tecnicamente sabemos que água e óleo não se misturam! Então resolvi buscar. Gostei muito do seu compartilhamento aqui! Parabéns por esse artigo
Oi Ana Paula. Obrigada pelo seu retorno. No blog tem bastante conteúdo sobre óleos essenciais e aromaterapia.
Pesquisando sobre óleos essenciais me deparei com esse blog muito esclarecedor e útil. Parabéns!
Fico feliz que o conteúdo tenha sido útil. O uso correto dos óleos essenciais é eficaz na prevenção e tratamento de muitas doenças físicas e emocionais.