Os óleos essenciais são extratos naturais que possuem muitos componentes bioquímicos com estruturas complexas responsáveis pelos odores aromáticos. Estas substâncias estão nas flores, folhas, cascas, raízes, frutos e sementes das plantas.

A aromaterapia é um conjunto de técnicas que utilizamos para aplicar os óleos essenciais com objetivo terapêutico.

SINERGIAS
Quando utilizamos mais de um óleo essencial para potencializar o efeito da terapia.
Ao preparar uma sinergia deve-se levar em conta:

CARREADORES
Os óleos essenciais não devem ser utilizados puros sobre a pele e sim diluídos em um carreador.
Exemplos de carreadores: cremes, sais, óleos, argilas, líquidos, géis e aromatizadores.
Vale registrar que os óleos vegetais são os melhores carreadores para os óleos essenciais. Alguns exemplos de óleos vegetais: Amêndoa Doce, Andiroba, Calêndula, Copaíba, Semente de Uva, Rosa Mosqueta, Gergelim, Germe de Trigo, Girassol, Argan, Jojoba.

TABELA DE DILUIÇÃO
A quantidade de óleo essencial é a soma de todos os óleos da sinergia

FORMAS DE UTILIZAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

ÁGUA HIDRATADA: Água destilada e óleos essenciais conforme a tabela de diluição.
A água hidratada é ótima para ser utilizada em todo corpo, ambiente, travesseiro etc.

Sugestões:

APLICAÇÃO DIRETA: Os únicos óleos que podem ser usados diretamente sobre a pele de forma segura são: Lavanda (lavanda officinalis) e Tea tree (melaleuca alternifolia).

Sugestões:

AROMATIZADOR DE AMBIENTE: Adicionar 15 gotas do óleo essencial na água colocada em rechaud com vela e sem água em aromatizador elétrico.

Sugestões:                            

BANHOS DE ASSENTO: Numa bacia com água quente (2 litros), colocar óleo essencial (de 10 a 15 gotas). Indicado principalmente para problemas ginecológicos e urinários.

Sugestões:

BANHOS: Excelente para relaxamento no banho noturno e estimulante para o banho da manhã.
Em banheira: 10 a 30 gotas na banheira cheia de água, diluídas em um pouco de álcool ou óleo vegetal antes de serem colocadas na água.

Sem banheira: Pingar algumas gotas de óleo essencial no piso do banheiro, durante o banho, sob o chuveiro.

Sugestões:

BANHOS DE MÃOS (MANILÚVIO): Adicionar 10 gotas de óleo essencial em 1 litro de água morna. Excelente para dores localizadas ou em tratamento estéticos de hidratação das mãos.

Sugestões:

COLAR AROMÁTICO: Pingar gotas do óleo essencial no colar para uso diário.

Sugestões:

COMPRESSAS: Colocar 10 gotas em 1 litro de água bem quente. Coloque uma toalha de mão ou fralda nesta água, retire o excesso e aplique sobre a área afetada – Artrites, reumatismo, dores na articulações, dores de cabeça, ou dores musculares. Pode-se fazer compressas frias utilizando água gelada ou fria. Nas massagens estéticas e terapêuticas pode-se utilizar toalhas embebidas em água quente com óleos essenciais antes de realizar a massagem.

Sugestões:

CREMES FACIAIS: 1 colher de sopa do produto para 5 gotas do óleo essencial. 

Sugestões:

DESODORANTE: 80 ml de água destilada, 20 ml de álcool de cereal, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo essencial.

Sugestão:

EMANAÇÃO DE TRAVESSEIRO: Perfumar o travesseiro com 2 a 3 gotas do óleo. Excelente para diminuir o ritmo do corpo e aliviar a insônia.

Sugestão:

ESCALDA PÉS (PEDILÚVIO): Coloque o pé numa bacia com água morna até cobrir os tornozelos e acrescente os óleos essenciais (de 10 a 15 gotas). 

Sugestões:

GARGAREJO: Adicionar 1 gota em meio copo de água morna e fazer movimentos de bochecho ou gargarejo. Não engolir o líquido. Indicado para dores de garganta e mau hálito.

Sugestão: Óleos essenciais de Tea Tree e Limão

INALAÇÃO: Adicione 3 a 4 gotas num lenço ou numa vasilha com água aquecida e inale profundamente. Indicado para resfriados, dores de cabeça, enjoos de viagem ou simplesmente para aliviar cansaço de trabalho.

Sugestões:

ÓLEOS AROMÁTICOS: Misturados aos óleos vegetais são indicados nas massagens faciais e corporais, pós-banho e massagens localizadas. Adicionar quantidade de óleos essenciais conforme a tabela de diluição.

Sugestões:

SACHÊS OU POUT PORRIS: Rolhas, algodões, trouxinhas de tecido, giz, sagu são excelentes meios para deixar um cheiro agradável por toda casa.

Sugestão:

SAIS DE BANHO: O sal marinho associado aos óleos essenciais podem se usados nos banhos, pedilúvios e em esfoliações corporais

Sugestão:

SPRAY: Para ambiente, loções e perfumes. Utilizar 80% de água destilada e 20% de álcool de cereal e a quantidade de óleos essenciais conforme a tabela de diluição.

Sugestões:

XAMPU OU CONDICIONADOR: Pingar os óleos essenciais 50 gotas conforme a tabela de diluição.

Sugestões:

Queda – Óleos essenciais de Alecrim, Cedro, Salvia e Ylang Ylang

Conheça o curso de aromaterapia online clicando no link abaixo:

https://esteticaterapeutica.com.br/cursoaromaonline/

 

Respostas de 8

  1. Muito obrigada por compartilhar conhecimento. Uma amiga que se filiou ao DT empresa de óleos… Me disse que poderia ingerir óleo desintoxicante na água e beber o dia todo. Fiquei intrigada por que tecnicamente sabemos que água e óleo não se misturam! Então resolvi buscar. Gostei muito do seu compartilhamento aqui! Parabéns por esse artigo

    1. Fico feliz que o conteúdo tenha sido útil. O uso correto dos óleos essenciais é eficaz na prevenção e tratamento de muitas doenças físicas e emocionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *