Guá = Significa raspar/esfregar
Shá = Significa petéquias de sangue na pele
Gua Sha é uma técnica milenar chinesa que realiza raspagem em áreas específicas do corpo com o objetivo de tratar problemas de pele, musculares e circulatórios entre outras funções (SEFRIAN, 2013).
Para realizar esta raspagem terapêutica utiliza-se pedra de jade, colher de porcelana, chifre de búfalo e outros instrumentos, com objetivo de remover bloqueios energéticos e melhorar a circulação do Qi e do Xue, aumentando a resistência do organismo.
A história do Gua Sha iniciou em tempos muito antigos na China, começou a ser descrita aproximadamente na dinastia Han Ocidental (206 a.C.). Além da China, esse método também é utilizado nos países do sudeste Asiático. Os camponeses utilizavam materiais com formas arredondadas para haver o deslizamento na pele, como por exemplo, a moeda de cobre e o chifre de búfalo.
No Brasil, a terapia do Gua Sha ganhou evidência a partir de 2002, quando começaram a surgir escolas com os primeiros cursos de extensão nesse segmento da saúde.
Na estética facial o Gua Sha é utilizado considerando as linhas de Langer e os acupontos da face (uma zona reflexa).
Linhas de Langer, também chamadas linhas de clivagem , é um termo usado para definir o sentido dentro da pele humana, ao longo da qual a pele tem a menor flexibilidade. Estas linhas correspondem ao alinhamento das fibras de colágeno dentro da derme.
Zona reflexa são regiões especiais do corpo que, quando estimuladas adequadamente, se conectam por vias nervosas aferentes ao sistema nervoso central (SNC) e deste ao sistema nervoso autônomo (SNA), provocando respostas neuroendócrinas que auxiliam no processo de reparo terapêutico. (LOPES & SEIROSKA)
Indicações para terapia do Gua Sha na face (SEFRIAN, 2013)
Conheça os cursos presenciais e online clicando no link abaixo:
https://esteticaterapeutica.com.br/categoria/cursos/
REFERÊNCIAS:
1 Comentário
Obrigada Vera. Estou preparando mais novidades