fbpx

Ferramentas, técnicas e aparelhos para limpeza de pele

Reflexologia Podal
Reflexologia Podal
24 de outubro de 2018
Limpeza de pele
24 de outubro de 2018
Exibir tudo
Técnicas para limpeza de pele

ANAMNESE ESTÉTICA
A anamnese consiste no levantamento de dados do cliente, sobre os quais será traçado um plano de procedimentos para solucionar ou minimizar os problemas apresentados.

O preenchimento da ficha de anamnese é dividido em duas etapas.

A primeira etapa tem como objetivo obter dados pessoais, expectativas e dados específicos que contribuirão para se evitar problemas futuros e se obter melhores resultados nos tratamentos estéticos. Estes dados são: hábitos diários, estado de saúde atual e passada, tratamentos estéticos já realizados.

A segunda parte da anamnese é a análise da pele. Onde será realizado o exame visual e de palpação tátil. Algumas ferramentas utilizadas neste processo são: Lupa, Luz de Wood, caneta Skin Up.

LUPA: Segundo o Wikipedia, a lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. É utilizada para observar com mais facilidade pequenos objetos e alguns detalhes ou superfícies. Na estética a lupa será utilizada para confirmar os dados levantados durante o exame visual, tais como presenças de discromias (manchas), comedões (cravos) abertos ou fechados e diversas lesões elementares da pele. Durante a limpeza de pele a lupa é necessária para facilitar a extração dos comedões (cravos) e miliuns.

LUZ DE WOOD: A Luz de Wood é uma excelente ferramenta para complementar a análise de pele.

Há dois tipos. A lupa de mão apenas o profissional visualiza a pele do cliente. Já na lupa tipo gabinete além do cliente visualizar a pele, é possível tirar fotos das condições da pele para compará-las com fotos pós-tratamento.

Podemos analisar com a Lâmpada de Wood:

Grau de Hidratação:

  • Violeta Fraca – Desidratada
  • Violeta Forte – Hidratada

Grau de Espessura:

  • Fluorescência Esbranquiçada – Camada Córnea Espessa, queratinizada
  • Fluorescência Escura – Pouco Queratinizada, fina
  • Fluorescência Leve (Azul Violeta) – Normal

Hipercromia:

  • Hipercromia Escura: Epidérmica
  • Hipercromia Clara: Dérmica

CANETA ANALISADORA DE PELE SKIN UP: Analisar adequadamente a pele do nosso cliente é de suma importância para eleição correta do procedimento estético e do cosmético a ser adotado.

A caneta Skin Up é mais uma ferramenta que auxilia na análise da pele. A cliente acompanha através das análises a evolução da pele com os tratamentos estéticos realizados pelo esteticista e pelos produtos utilizados em casa.

A caneta analisadora possui quatro funções simultâneas:

1- Medição da umidade da pele (em percentuais);

2- Medição da oleosidade da pele (em percentuais);

3- Indicação da qualidade da elasticidade da pele (ícones sinalizam se a pele está BOA ou RUIM em relação à elasticidade);

4- Indicação do equilíbrio da pele e a relação entre sua umidade e oleosidade (por meio das cores verde, amarela ou vermelha do visor). Quanto mais equilibrada, melhor será a aparência da pele.

EXTRAÇÃO MANUAL: Esta é a etapa mais importante da limpeza de pele. A pele deve ser preparada antes da extração, e o profissional deve dominar a técnica da extração para evitar lesões e manchas. Nesta etapa são extraídos os comedões (cravos) abertos e fechados e os miliuns.

CANETA EXTRATORA FACE CLEAN: É um aparelho que pode ser usado sem pilha e sem corrente elétrica ou associado ao vácuo. O objetivo é facilitar a extração e diminuir a dor. Ideal para comedões (cravos) abertos e fechados. Não retira miliun.

DESINCRUSTE: É uma técnica que utiliza a corrente galvânica associada a uma loção desincrustante para facilitar a retirada do excesso de secreção sebácea da superfície da pele. Seu objetivo é emulsionar a gordura da pele tornando-a facilmente removível com água. Esta técnica consiste em liberar da pele oleosa o excesso de secreção sebácea e sujeiras que a recobrem e se “incrustam” na capa córnea da epiderme

VAPOR DE OZÔNIO: É uma técnica que utiliza os princípios do calor através do vapor com o objetivo de provocar emoliência e dilatação dos óstios para facilitar a extração dos comedões durante o processo de limpeza profunda da pele. Para auxiliar e tornar a extração mais eficiente, deve- se utilizar um bom cosmético com características emolientes.

ALTA FREQUÊNCIA: É um aparelho que apresenta diversos efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e daí a sua importância como recurso auxiliar em diversos tratamentos na estética. A atuação do alta frequência é feita por cinco a oito minutos, sendo que a forma de aplicação e o tipo de eletrodo a ser utilizado variam de acordo com o tratamento a ser realizado.
Os efeitos bactericida e antisséptico do alta frequência são aproveitados durante a limpeza de pele para complementar o quadro de descontaminação, onde são utilizados eletrodos específicos, como o standart, que atuará nas diversas regiões da face, e o eletrodo fulgurador que auxilia o profissional na limpeza de pele por atuar cauterizando as pústulas, que são removidas durante o processo das extrações.

DRENAGEM LINFÁTICA: A drenagem linfática é uma técnica que facilita a circulação da linfa. Na limpeza de pele sua função é eliminar os edemas (inchaços) e facilitar a circulação venolinfática local, que auxilia a retirada das toxinas dos tecidos.

IONIZAÇÃO: É uma técnica onde se usa um aparelho de corrente galvânica para promover a permeação de cosméticos hidrossolúveis através da pele que apresenta uma resistência muito grande contra a absorção de soluções aquosas. Com esta técnica ionizamos ativos importantes para hidratação, nutrição, clareamento de manchas, controle de oleosidade da pele.

FOTOTERAPIA: É a utilização do LED e do LASER na limpeza de pele e tratamentos estéticos

  • LED Azul: Ação oxigenante, cicatrizante e bactericida sobre micro-organismos, como o Cutibacterium acnes. Efeito tensor e de iluminação e clareamento do tecido. Otimiza peelings superficiais, físicos e químicos.
  • LED Âmbar: Drenante e desintoxicante, melhorando a circulação sanguínea e linfática, minimizando edemas, com efeito calmante nos casos de vermelhidão, inclusive rosácea.
  • LED Violeta: Promove a oxiterapia. Otimiza a formação de colágeno e elastina. Tem ação curativa e reparadora.
  • LASER Vermelho: Ação anti-inflamatória e analgésica. Age favoravelmente na pele acometida pela acne. Aumento da produção de colágeno e elastina.
  • LASER Infravermelho: Atua na drenagem linfática da região. Excelente para ativação dos linfonodos em pré e pós drenagem linfática. Atua na permeabilidade da membrana com aumento na absorção de nutrientes, água e dermocosméticos.

PEELING DE DIAMANTE: É uma técnica feita a partir de uma “caneta” com ponteira diamantada acoplada a um aparelho de vácuo que realiza uma esfoliação da pele. Esta mesma ponta também aspira as impurezas da pele. Pode ser realizada em qualquer parte do corpo.

PEELING ULTRASSÔNICO: É um aparelho que permite uma higienização profunda da pele, removendo impurezas da superfície da pele, desobstruindo os poros e esfoliando a pele, o que facilita a remoção de células mortas. O Peeling Ultrassônico trabalha combinando uma espátula a vibrações ultrassônicas que permitem penetrar e posteriormente vaporizar a solução utilizada. Ocorre emoliência nos poros, as células mortas se desprendem e a pele fica limpa de oleosidade, poluição e resíduos cosméticos. O movimento rápido que se produz na ponta da espátula é que faz saltar todas as partículas sebáceas, comedões e outras sujeiras. A esteticista tem a possibilidade de inverter a posição da espátula, e realizar, desta forma, uma intensa massagem por percussão. O Peeling Ultrassônico pode, assim, fazer penetrar qualquer cosmético de forma profunda sem alterar seu equilíbrio tônico.

MASSAGEM: A massagem é um conjunto de manobras e manipulações realizadas harmoniosa e metodicamente. Na limpeza de pele pode ser utilizada antes da extração, com o emoliente para realizar um peeling mecânico e promover aquecimento da pele (vasodilatação) e após a extração, se a pele não se apresentar muito sensível, para estimular a irrigação dos músculos e tecidos.

ILIB: Técnica Russa que foi modificada no Brasil (INCOR), que consiste na aplicação contínua e direta de LASER terapêutico vermelho na região da artéria radial, tendo indicação para processos inflamatórios agudos e crônicos e combate de radicais livres.

Conheça os cursos presenciais e online clicando no link abaixo:

https://esteticaterapeutica.com.br/categoria/cursos/

REFERÊNCIAS:

BORGES, Fábio dos Santos Modalidades Terapêuticas nas disfunções Estéticas, Norte Editora.

WINTER, W. R. A Drenagem Linfática Manual. EPP. 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *