Pele Sensível
Características:
- Apresenta eritema ativo ou passivo;
- É excessivamente reativa ao vento, ao frio, aos produtos inadaptados, a uma higiene demasiado enérgica, à água muito quente ou fria. Por vezes, esta sensibilidade é “exacerbada”;
- Os produtos cosméticos hidratantes habituais não suavizam a pele. A pele não suporta nada;
- Pode tornar-se alérgica;
- A pele pica e repuxa, apresenta vermelhidão e descama;
- Apresenta vermelhidão difusa ou em placas, sensação de coceira, calor, prurido, ardor e ressecamento. Esse tipo de reação sinaliza que a pele está frágil, fina e delicada;
- Caracterizada por reagir de forma excessiva aos estímulos internos e externos a que é submetida.
Pele Sensibilizada
É aquela que sofreu num determinado momento um processo de irritação e desenvolveu uma reação secundária a ele. Não era sensível, mas à partir desta irritação passa a ser. Este processo de irritação pode ser: Peelings, medicação, laser.
Variações:
- A pele sensível natural: a pele é fina, clara, por vezes um pouco seca; descama à superfície e fica vermelha facilmente (possivelmente o início de couperose). Foto tipo I;
- A pele sensível reacional: o frio, o sol, o vento, os produtos de cuidado e de higiene inadaptados. Um peeling, uma intervenção a laser pode provocar uma reação forte da pele;
- A pele sensível ocasional: uma afecção cutânea, como por exemplo, a dermite seborréica, acne, rosácea, situações que aumentam a sensibilidade de pele, tais como: peelings, sol, vento, frio, medicação.
Cuidados: A maneira como lidamos com esta pele pode desencadear o processo de sensibilização, portanto, não lave o rosto com força, nem com água quente ou muito fria. Cuidado com peelings e esfoliações. Protegê-la diariamente de agentes externos (agressores) como o sol, frio, poluição, cosméticos. Usar produtos dessensibilizantes, desenvolver a resistência da pele, não fazer uso de esfoliantes.
Os produtos para peles sensíveis devem apresentar fórmulas sem álcool, pigmentos ou corantes, conter pouco perfume. São indicadas substâncias descongestionantes , calmantes e refrescantes.
Usar filtro solar diariamente.
Conheça os cursos presenciais e online clicando no link abaixo:
https://esteticaterapeutica.com.br/categoria/cursos/
Referências:
- FANDOS; Luis S. Alta Cosmética I – Fundamentos de Cosmética; 1ª ed.,Buenos Aires: Editora El Autor, 2004.
- FANDOS; Luis S.; Alta Cosmética II– Objetivos e Protocolos de Tratamento,1ª ed., Buenos Aires: Editora El Autor, 2005.
- GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Reinaldo. Fisioterapia Dermato-Funcional: Fundamentos Recursos Patologias, 3ªed., São Paulo: Manole Ltda, 2002.
- HORIBE, Edith Kawano. Estética Clínica e Cirúrgica,1ª, Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
- HORIBE, Kose. Medicina Antienvelhecimento in MAIO, Maurício (ed). Tratado de Medicina Estética, volume III, 1ª ed., São Paulo: Roca, 2004.
- KEDE, Maria Paulina Vilarejo. SABATOVICH, Oleg. Dermatologia Estética, 1ª ed., São Paulo: Atheneu, 2003.
- LOSSO, Miguel Dante, Fundamentos da Dermatologia. Apostila