Vitaminas na Estética
As vitaminas e os oligoelementos são constituintes essenciais da dieta humana, já que eles não são sintetizados ou o são de maneira inadequada. São necessárias apenas pequenas quantidades destas substâncias para realizar as reações químicas essenciais.
A palavra vitamina é resultado da combinação de duas palavras: vital + amina. Essa denominação foi proposta pelo químico Casimir Funk em 1912, pois ele acreditava que as vitaminas eram vitais para os seres vivos e que todas elas eram aminas. Atualmente, sabe-se que nem todas as vitaminas são aminas.
Fontes de vitaminas: Frutas, verduras, legumes, nozes, castanhas, amendoim, grãos, óleos vegetais, carnes em geral, fígado, ovo, leite, manteiga, suplementos alimentares.
As principais vitaminas são: A, B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, D, E, H e K
Hoje, as vitaminas são cada vez mais utilizadas na forma de complementos alimentares, e também incorporadas aos cosméticos, pelos efeitos benéficos que produzem.
Ação das vitaminas na Estética:
a) Vitamina A – Retinol: Atua como um potente antioxidante e neutralizante de radicais livres, favorece a regeneração celular cutânea e o processo de queratinização normal da pele.
b) Vitamina C – Ácido ascórbico: Antioxidante. Retarda os danos causados pela radiação UVA e também consegue reduzir o eritema causado pelos raios UVB. É um cofator essencial na formação e função do colágeno. Possui atividade clareadora, pois inibe o processo de melanogênese.
c) Vitamina D – Calciferol: Atua estimulando a ação e reação celular na pele: controla os fatores de crescimento, age na diferenciação e proteção celular, além de exercer papel imunológico.
d) Vitamina E – Tocoferol: Atua como antioxidante protegendo e regenerando as camadas da pele. Sua principal ação está na capacidade de impedir a oxidação dos lipídeos insaturados presentes na pele, retardando, assim, o processo de envelhecimento.
e) Vitamina B5 – Ácido Pantotênico: É hidratante, anti-inflamatória, melhora a renovação celular e a cicatrização.
f) Vitamina B6 – Piridoxina: Regula a secreção sebácea excessiva.g) Vitamina B3 – Niacina: Apresenta propriedades anti-inflamatórias, com ação no combate à acne. Influencia na ação dos fibroblastos, melhorando sua função de barreira e diminuindo a perda de água transepidérmica devido à sua ação de estímulo da síntese de ceramidas.
Conheça os cursos presenciais e online clicando no link abaixo:
https://esteticaterapeutica.com.br/categoria/cursos/
REFERÊNCIAS:
- BERNARDES, Heloisa. As Vitaminas. Apostila.
- BERNARDES, Heloisa. Minerais e Vitaminas. Apostila.
- BERNARDES, Heloisa. O que a Dieta Ortomolecular pode fazer por você. Entenda seu corpo e mantenha-se jovem e saudável, 1ª ed., São Paulo: Editora Academia de Inteligência, 2009.
- BERNARDES, Heloisa. Jóias Raras da Saúde. Um guia de terapias para um novo estilo de vida, 1ª ed., São Paulo: Planeta Editora, 2014
- https://jois-ecosmetica.com/ingredientes-naturais/oleo-vegetais/a-importancia-dos-acidos-graxos-no-uso-cosmetico/
- https://brasilescola.uol.com.br/biologia/vitaminas.htm
- MACEDO, Otávio Roberti. A Construção da Beleza, 1ª ed., São Paulo: Editora Globo, 2005.
- MACEDO, Otávio Roberti. Segredos da Boa Pele – Preservação e Correção, 1ª ed., São Paulo: Editora SENAC, 1998.