fbpx
Ácidos e suas funções
3 de abril de 2019
Óleos Vegetais
2 de julho de 2019
Exibir tudo

Extração: O óleo é extraído da erva seca ou verde.

Método de Extração: Destilação a vapor.

Produtores do Óleo: Índia, Sri Lanka, Indonésia, África, Guatemala e Antilhas.

Tradição herbórea:

O lemongrass, também conhecido como erva-limão ou erva-da-febre. Na Índia é usado há séculos para tratar estados febris. Além disso, tradicionalmente ele também é usado para curar doenças de pele e eliminar germes. Hoje, o lemongrass é usado principalmente como aromatizante de alimentos, bebidas e produtos de higiene.

Rendimento: 1Kg da planta para extrair 10g do Óleo Essencial

Propriedades: O óleo essencial de lemongrass é adstringente, tônico, calmante, antisséptico, antiinfeccioso, diurético, digestivo, antiparasítico, depurativo, desodorante, relaxante muscular, condicionador cutâneo e anti-depressivo. Lipolítico, diurético, detox Estudos relevam que os aldeídos do óleo essencial de lemongrass são sedativos.

 Ações Terapêuticas:

  • Indicado para infecções, digestão, estados nervosos, dor de cabeça, excesso de transpiração, má circulação e celulite. Ele também ideal para tratamentos de pele, como acne, furúnculos e pé-de-atleta. Atua como tônico geral, diurético e repelente de insetos.
  • Usar em compressas para baixar a febre. É o gingko Biloba da aromaterapia, com uso para memória, concentração e raciocínio.

Estética:

Celulite, estimula a circulação local. Peles oleosas e acnéicas.

Dicas: Aplicar nas massagens para gordura localizada e celulite com excelentes resultados nas drenagens linfáticas, desintoxicação e diurese.

Emocional:

Calmante e sedativo. Aromatizar ambientes que necessitem criatividade, foco e concentração. Facilita rotinas diárias. Cria uma atmosfera agradável e motivadora para o trabalho. Em casa usar em momentos de estudo.

Precauções:

O óleo essencial de lemongrass é seguro para uso caseiro, desde que diluído. Como ele é fotossensibilizante, não deve ser aplicado na pele antes de exposição ao sol.

Conheça o curso de aromaterapia on-line clicando no link abaixo:

https://esteticaterapeutica.com.br/cursoaromaonline/

Referências:

  • AMARAL, Fernando; Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais; Ed. Cengage Learning; 2015
  • CORAZZA, Sonia; Aromacologia – Uma Ciência de Muitos cheiros; Ed. SENAC; 2002
  • MALUF, Samia; Uma abordagem sistêmica; Ed. do Autor; 2008
  • SILVA, Adão Roberto da; Tudo sobre Aromaterapia; Ed. Roca; 1998

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *