A Auriculoterapia integra um ramo da MTC (Medicina Tradicional Chinesa).
O uso do pavilhão auricular para fins terapêuticos já era citado em literatura antiga de acupuntura, mas sem haver um mapeamento correlacionando com as regiões do corpo humano.
A partir de 1951, o médico e engenheiro Frances, Dr. Paulo Nogier, considerou a orelha como microssistema e zona reflexa. Foi ele quem fez uma analogia entre o pavilhão auricular e um feto de cabeça para baixo.
Microssistema é uma parte do corpo que resume todo o corpo para fins de diagnóstico e tratamento. São alguns exemplos de microssistemas: Orelha (auriculoterapia), pés (reflexologia podal), mãos (quiroacupuntura), língua (diagnóstico energético da MTC).
Zona reflexa são regiões especiais do corpo que quando estimuladas adequadamente se conectam por vias nervosas aferentes ao sistema nervoso central (SNC) e deste ao sistema nervoso autônomo (SNA), provocando respostas neuroendócrinas que auxiliam no processo de reparo terapêutico. (LOPES &SEIROSKA)
A Auriculoterapia é uma técnica que utiliza de estímulos no pavilhão auricular, sendo um microssistema do corpo humano. Ela atuará no desaparecimento ou redução dos sintomas da doença. O tratamento consiste em estimular os pontos correspondentes à doença com a pressão de sementes, cristais ou esferas e também podem ser puncionados com agulhas (SOUZA, l991); (FERNANDES, 2008).
É uma terapia complementar, que apresenta excelentes resultados em tratamentos de disfunções como cefaleias, estresse, obesidade, depressão, ciatalgia, hipertensão, tabagismo.
Conheça os cursos presenciais e online clicando no link abaixo:
https://esteticaterapeutica.com.br/categoria/cursos/
REFERÊNCIAS:
FERNANDES, F. A. C. Acupuntura Estética: e no pós-operatório de Cirurgia Plástica. São Paulo: Ícone, 2008.
LOPES, Sandra Silvério; SEIROSKA, Mariângela Adriane. Auriculoterapia para Analgesia. Revisão de Literatura. Curitiba, Omnipax. 2013.
SILVA, Suimey Alexia; PINTO, Liliane Pereira. Atuação da Auriculoterapia na Estética Facial e Corporal – Revisão de Literatura. Revista Saúde em Foco – Edição nº 10 – Ano: 2018
SOUZA, M.P. Tratado de Auriculoterapia. 1. ed. Porto Seguro: Brasília, 1991.